sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Rosinha Quartet - Quantos queres, Rosinha?

Rosinha - Lisboa menina e moça

Rosinha Quartet - Parabéns Joana

LEMBRANDO A 1ª GUERRA MUNDIAL



Comprámos bilhetes para sexta feira dia 3 de Outubro de 2014. Comprámos os bilhetes online pois queríamos ter a certeza de que conseguiríamos bilhetes para ver o André a actuar. A sala estava bastante composta. 
Chegámos ao Teatro Aberto e junto das bilheteiras estavam grupos de jovens acompanhados pelas professoras que ruidosamente aguardavam a abertura das portas. Fiquei contente por ver uma assistência tão jovem. Entrámos no hall do Teatro e encontrámos a Domingas e o Tó Zé que já não víamos há muito muito tempo. 
A sala estava na penumbra, e um cenário soturno  com sacos de areia fazendo de trincheiras com algumas espingardas da 1ª guerra mundial encostadas aos sacos. Um grande ecrã onde se projectavam videos e fotografias da 1ª guerra mundial.
Estava expectante quanto ao que iria ver e ouvir. Também o Director Musical João Paulo Santos começou por referir que quando começou a pesquisar para a montagem do espectáculo, teve receio que este se resumisse a uma marcha fúnebre. Na verdade, isso não se veio a concretizar ... as canções  de música erudita, tinham como base letras de poemas de autores que fizeram ou viveram a guerra, eram tristes, mas não se podem considerar aborrecidas ou monótonas... acompanhados ao piano pelo pianista João Paulo Santos,  a soprano Ana Franco, e o André Baleiro como Barítono tiveram um bom desempenho e uma formidável presença em palco. O maestro João Paulo Santos tocou ao piano dois trechos musicais . 
Fiquei a conhecer a obra de um compositor António Fragoso (1897-1918) que morreu de pneumónica com 21 anos, que que apesar de ter morrido bastante jovem deixou composições que revelam o seu génio.
No final do espectáculo , esperámos pelo André no hall e ele apareceu sorridente e lindo como sempre, com o ramo de flores amarelas que lhe tinham dado no final do espectáculo, preso na mochila, o que lhe dava um aspecto descontraído e muito engraçado. Parecia uma tartaruga com um ramo de flores na concha!!! Ele foi com uns amigos que o esperavam.
Nós fomos com a Domingas e o Tó Zé ao restaurante Pano de Boca, no 1º andar do Teatro Aberto , onde comemos umas belas tostas mistas e pusemos a conversa em dia... ficou combinado que já não estaríamos tanto tempo sem nos vermos...
O serão acabou por volta da 1 e meia da manhã... adorei ir ouvir e ver o meu querido sobrinho André que tem uma voz lindíssima, uma presença em palco muito boa, e que tem um futuro muito risonho pela frente...





 o vídeo (onda PODE Ouvir hum pouco)

Kaspar Hauser, a nova ópera de Dominik Wilgenbus música de Schubert em Schloss Nymphenburg

 Para ESTA interpretar Personagem Complexa Dominik Alexander Krampe encontraram Wilgenbus e UMA Pessoa na rara Perola do barítono André Baleiro que AO Longo de Toda tem ópera da Uma Interpretação Marcante da Personagem Kaspar Hauser, Tanto Como No plano teatral pelas modelações da SUA Voz bela, eles que tem clareza E Que É e particularmente notável dotada UMA bela projecção. Trata-se do Primeiro Trabalho do Jovem No português Ópera de Câmara de Munique, ELE onda fez UMA Entrada remarcável
Para interpretar este personagem complexo, e Dominik Wilgenbus Alexander Krampe encontrado  uma jóia na pessoa do barítono André Baleiro  , que ao longo do livro uma interpretação marco ópera do caráter de Kaspar Hauser, tanto teatralmente  por modulações sua bela voi x cuja clareza é particularmente notável e tem uma projeção agradável. Este é o primeiro compromisso do novo Opera Câmara Português em Munique, onde fez uma entrada triunfal. Os outros seis cantores cada executar uma variedade de papéis ao longo da noite, eles formam o coro de pessoas em Nuremberg, quando usando máscaras, e são individualizados para as necessidades da acção, graças aos trajes engenhosos Katharina Raif. Os nove músicos na orquestra da sala de ópera de Munique em ressonância com o talento da bela música de Schubert, treinou com delicadeza e precisão, e com uma sensibilidade que captura os toques de um drama romântico por Nabil Sheheta incluindo pode-se desfrutar de condução desde 2011 à frente desta orquestra bela câmara [O1]