quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PARTILHANDO O AMOR PELOS LIVROS







No dia 5 de Novembro fui convidada pela Profª Cláudia Marçal, bibliotecária da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, para ir falar da minha experiência como leitora, na Biblioteca Municipal de Estremoz. 
A turma do 8º ano veio acompanhada pela professora de português Francisca Matos, e mostraram-se bastante interessados na minha conversa.
Pessoalmente, senti-me muito bem e satisfeita por poder partilhar com estes adolescentes os meus hábitos de leitura e como comecei a gostar de ler. 
A Profª Cláudia Marçal apresentou-me à turma e aos presentes da seguinte forma:
Zuzu Baleiro  (65 anos/ professora de Português/Francês aposentada/voluntária de leitura)
Uma força da natureza

“Cada um de nós é um ser diferente, que viveu diversas realidades. Eu, por exemplo, adoro os meus livros, adoro ir à livraria e comprar dois ou três livros, chegar a casa, sentar-me tranquila e serenamente e começar a ler. A leitura transporta-me para lugares imaginários, alimenta-me a imaginação, leva-me até às nuvens. Desde sempre, as pessoas que convivem comigo, sabem que quando estou a ler, embrenhada na leitura  não ouço, não escuto nada ao meu redor. Podem falar comigo que eu não estou ali. As minhas filhas quando chegavam a casa e me viam a ler, diziam-me: “ Mãe, deixa lá de ler, e ouve o que eu te vou dizer!!!”, sabiam que se falassem comigo a ler, eu não ia escutar!!!”

Nasceu e cresceu no Alentejo, região que adora.
Ensinar Português e Francês foi e é a sua grande paixão. Atualmente reformada, continua a ensinar e a partilhar sentires e saberes com os alunos da Academia Sénior, na disciplina Poesia e Contos.
Divulgar contos tradicionais portugueses é outro dos seus prazeres, por isso, visita regularmente o Lar da Terceira Idade para ler contos aos utentes. Faz voluntariado de leitura nas escolas e participa em vários eventos e projetos ligados ao livro sempre que é convidada e por iniciativa própria.
Ler, pintar, ouvir música, passear, viajar, conviver, brincar com a Pantufa (animal de estimação), falar com a filha Rita …são algumas das alegrias que dão cor à sua vida.
Os seus motivos de orgulho são resistir a todas as contrariedades da vida, tentar sempre superar os obstáculos que se lhe apresentam e olhar com optimismo para a vida!

 *********************************************************************
No final da conversa, entreguei a cada aluno um "postal" e pedi-lhes que escrevessem no verso as suas impressões sobre o que tinham acabado de ouvir:

-a  sessão foi muito interessante;
- ficámos a saber como eram os tempos de antigamente;
- ficámos a saber os "melhores" livros e mais interessantes;
- ficámos a saber como era ler antigamente e como a leitura se desenvolveu;
- gostámos de ouvir as histórias da Zuzu, pessoais e interessantes;
- foi "inspirante" porque a Zuzu falou do que já passou na vida, da adolescência, os maus e bons momentos e aconselha-nos a ler os livros bons que já leu;
- mudou a minha perspetiva da leitura;
- biografia muito interessante;
- descobri que tínhamos conhecimentos e família em comum.