domingo, 16 de dezembro de 2012

PORQUÊ GIULLIETTA MASSINA NO MEU BLOG?

guillietta Massina
guillietta massina
Giulliettta Massina
Porquê Giulletta Massina no meu blog? Será estranho para quem nunca viu os seus filmes em que ela representa papéis inolvidáveis. É e será sempre uma das  minhas actrizes preferidas, e senti necessidade de colocar aqui neste blog a sua biografia  para quem venha aqui" visitar-me"  veja actores e actrizes do neo.-realismo italiano o qual perdurará para sempre. Foram e serão grandes mestres do cinema e  escrever este pequeno post sobre Giulletta Massina é a minha pequena homenagem a esta enorme (pequena no tamanho!) actriz mdo cinema italiano.

Giulietta Masinanome completo Giulia Anna Masina (San Giorgio di Piano22 de fevereiro de 1921 — Roma23 de março de 1994) foi uma atriz de cinema italiana e esposa do cineastaFederico Fellini.

[editar]Biografìa

Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte de sua adolescência em Roma com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e durante os estudos cultivou a paixão pela atuação: desde a temporada 1941 - 1942 participou em vários espetáculos de prosa, dança e música no teatro universitário.
Em 30 de outubro de 1943 casa-se com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afetiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.
Em 1946 estréia no cinema, com um brevíssimo papel na obra prima de Roberto Rossellini Paisà. Dois anos mais tarde, obtém o primeiro importante papel no filme Senza pietà de Alberto Lattuada.
Todavia, é com seu marido que a atriz alcança a fama internacional com o papel de Gelsomina no filme La strada (1954). Em 1957 alcançou o ápice de sua carreira interpretando Cabiria no filmeLe notti di Cabiria, que lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
A película narra a história de Cabíria (interpretada pela atriz Giulietta Masina e esposa de Fellini), uma cortesã romântica e ingênua que sonha com o verdadeiro amor mas sofre constantes desilusões amorosas.



O MEU MOBIL DO EINSTEIN E DO UNIVERSO

A MINHA PANTUFA

o meu pai com 90 anos