sábado, 22 de novembro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE ZERO A DEZ

Com o apoio do Município de Estremoz, foi apresentado o livro de Zero a Dez de Margarida Fonseca Santos, na passada Sexta-feira, no dia 21 de Novembro, pelas 16.30horas, no auditório da Casa de Estremoz. Com uma assistência de cerca de 50 pessoas, muito interessada e muito atenta, entre elas a  Vereadora da Cultura, Drª Márcia Oliveira, a bibliotecária Drª Lena Mourinha, a Drª Célia Pires em representação da Academia Sénior e a Drª Marisa Serrano directora da Casa de Turismo, que muito se empenhou para que o evento tivesse aqui lugar.  
A sessão esteve muito animada  com a presença da escritora Margarida Fonseca Santos, autora do livro, da Enfermeira Sílvia Noruegas, com uma vasta experiência profissional no tratamento da dor crónica e da  profª Zuzu,, professora da Academia Sénior de Estremoz, com a disciplina de Poesia e Conto.
A Rádio Campanário, os Brados do Alentejo e a fotógrafa da Câmara Municipal estiveram presentes, fizeram uma entrevista à autora para que a mesma seja transmitida  e publicada . 
É de realçar a simpatia e disponibilidade da escritora para falar do livro e da sua génese. 
Na página do Facebook, do Município de Estremoz a Drª Marisa Serrano publicou este pequeno texto, sobre o livro e a sua autora:

Este é um romance sobre a dor crónica. É igualmente um livro terapêutico, onde os caminhos e as estratégias para lidar com a doença se revelam a cada passo. É, sobretudo, um romance com esperança por dentro.
Refere Margarida Fonseca Santos que : - “Há circunstâncias que nos obrigam a parar e mudar. Foi isso que me aconteceu quando percebi que teria de adaptar a minha vida às possibilidades reais deixadas em aberto por uma patologia músculo-esquelética. Não foi fácil, nunca é. Sendo a palavra a minha forma de comunicar, a ideia foi-se instalando em mim: porque não escrever sobre quem coabita todos os dias com a dor crónica, o cansaço e as limitações?
Foi assim que surgiu este livro. É o somatório de experiências pessoais, minhas e das pessoas que aceitaram partilhar comigo o seu viver diário, num entrançado de crises e soluções, sonhos e frustrações, medos e esperanças. Tinha como objectivo dar conforto a quem é doente, mas também ajudar quem com ele convive a entender as limitações e as forças, seja numa vida em comum, no trabalho ou na amizade. Espero ter conseguido atingi-lo. A mim, organizou-me por dentro e deixou-me em paz com a doença.”
Depois de todos os presentes na mesa terem falado sobre o livro, sobre a sua importância para os doentes que sofrem de dor crónica e da Enfª Silvia Noruegas ter lido e apresentado um trabalho académico da sua autoria feito com pessoas idosas foi dada por terminada a sessão que já ia um pouco longa.
A autora autografou os livros comprados pela assistência que se esgotaram. Ficaram sem livro cerca de 20 pessoas, que a autora tranquilizou , dizendo -lhes que os iria enviar o mais rapidamente possível pelo correio.
Estas iniciativas são muito importantes para a divulgação da cultura e para juntar em redor de um livro que tem tanto de romance como de didáctico um grupo de pessoas interessadas e atentas.
A todas as pessoas presentes no auditório da Casa de Turismo o meu bem haja e o meu enorme abraço de gratidão. Profª Zuzu

1 comentário:

Margarida Fonseca Santos disse...

Querida Zuzu, foi um dia muito especial para mim, e tudo foi possível porque falou com as pessoas dessa forma apaixonada com que se dedica às suas paixões. Obrigada por todo o carinho e amizade que criámos de uma forma tão simples é tão forte desde o primeiro instante. Não esquecerei o dia 21 de novembro, nem todos os que estiveram connosco. Foi um privilégio estar ao seu lado a falar deste livro que tanto nos une.
Um grande beijinho amigo