sábado, 22 de novembro de 2014

A COBRA - LANÇAMENTO DO LIVRO GALVEIAS DE JOSÉ LUIS PEIXOTO

«Galveias», o novo livro de José Luís Peixoto, editado pela Quetzal, será lançado no dia 11 de outubro, pelas 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Galveias, em Lisboa.




A cobra
Convidei a minha mãe para irmos a Galveias ao lançamento do livro de José Luis Peixoto.
A minha mãe estava na casa dela e assim, eu disse-lhe que eu iria lá buscá-la por volta das 16 horas.
Eu tinha comprado o Renault Clio na semana anterior, por isso ainda estava muito limpinho e a cheirar a novo. Abro o carro, e quando olho lá para dentro, vejo uma cobra novinha, mas já grandinha! junto aos pedais. Eu nem queria acreditar no que estava a ver!!! uma cobra dentro do carro.!!! 
A cobra

A cobra era fininha, mas media cerca de 25 cm
O meu medo era que ela se metesse dentro de qualquer buraco ou reentrância que não a conseguíssemos tirar, eu não queria que ela fugisse dali.
 Passou o Sr António, marido da D. Mariana e eu disse-lhe que tinha uma cobra dentro do carro. Ele não acreditou!! julgava que eu estivesse a exagerar. Entretanto a cobra já tinha fugido para baixo do banco do condutor! O Dinis, meu vizinho, estava a preparar-se para ir fazer o seu tour de bicicleta, e eu muito aflita pedi-lhe: "Oh Dinis por favor, venha cá tirar-me uma cobra que tenho dentro do carro!!!"
Ele, riu-se e não queria acreditar!!! Dizia-me: "- Ah o carro vinha com brinde?!" e ria-se; o sr António ria-se e dizia que não era cobra ( ele ainda não a tinha visto!), "Nah não é cobra!" - dizia a rir-se!! e o Dinis já não sabia se havia de acreditar no sr. António se em mim. 
Eu estava excitada e enervada porque queria ir para o lançamento do livro em Galveias e  não sabia como havíamos de tirar dali a cobra. 
O Dinis pediu-me uma tenaz e eu vim buscar uma que a minha mãe usa para apanhar coisas que lhe caem ao chão. Entretanto levei o spray mata formigas para lhe mandar para cima para a atordoar, e o Dinis dizia-me: " Não ponha muito, que depois fica com esse cheiro dentro do carro!" Eu queria lá saber!! o que eu queria era a cobra dali para fora. Entretanto ele começou a ver a ponta do rabo da bicha debaixo do banco  do condutor. Eu dei uma quantidade de sprayadas para cima da cobra e para debaixo do banco, ela enrolou-se toda, eu estava a ver que a íamos deixar fugir, e que ela ficava dentro do carro!!!
O meu marido que estava em casa apareceu, ao ouvir-me falar tão alto e tão excitada. Dizia-me: -"Não é motivo para tanto alarido, vamos apanhar a cobra!"
Eu nervosa, o sr. António a rir-se como a gozar , pois continuava a dizer que não podia ser uma cobra., o Dinis com a tenaz todo dentro do carro a tentar apanhá-la... enfim, depois de algum tempo, que me pareceu bastante, lá apareceu o Dinis com a cobra presa na tenaz, mas muito mal presa, quase que lhe ia voltando a cair dentro do carro!! 
O sr. António só acreditou que era uma cobra quando a viu na ponta da tenaz toda a enrolar-se...
Pusemo-la no portado de mármore da casa da vizinha da frente, e ela mexia-se com toda a ligeireza... o spray não a atordoou!! queria era fugir...
Bem, lá se conseguiu matar a bicha, com a tenaz, o meu marido pisava-lhe o rabo para a matar!! e eu dizia-lhe que tinha que ser na cabeça!!! Um espectáculo e uma aventura...
Enervada com todo este espectáculo lá fui buscar a minha mãe, que estava à minha espera em casa dela. Eu não me podia esquecer do episódio, durante boa parte do caminho o tema da conversa foi a cobra e a desconfiança do sr. António que não acreditava em mim!!!!


Sem comentários: