domingo, 2 de maio de 2010

ALMA DE AMIGO

Certa noite, eu estava a sentir-me muito sozinho em casa.

Cerca das 23 horas, recebi o telefonema de um amigo.

O telefonema deixou-me muito feliz e, a primeira coisa que ele me perguntou foi: -"Como estás?

E, eu respondi-lhe:"Muito só..."
Ele perguntou-me: - "Tu queres conversar?"

Eu respondi- lhe que "sim"

"Tu queres que eu vá até à tua casa?" – perguntou-me.

Eu respondi-lhe que "sim" novamente...
Desligou o telefone e em menos de quinze minutos, lá estava ele a tocar à minha campainha. Eu comecei a falar durante horas, do meu trabalho, da minha família,

da minha namorada, dos meus problemas e dúvidas e, ele, atento escutava-me.
Naquela noite, eu estava muito cansado mental e psicologicamente e, a sua companhia fez-me muito bem. Desde o começo ao fim da conversa, ele escutou-me, apoiou-me e aconselhou-me.

Assim, quando ele percebeu que eu já estava melhor e mais tranquilo, disse-me:
"Bom, agora preciso ir trabalhar..."
Surpreendido eu disse-lhe: - "Amigo, porque não me disseste há mais tempo que terias que ir trabalhar?!
vê que horas são?! tu não conseguiste dormir nem um pouquinho, eu roubei-te o teu tempo de sono, durante toda a noite!"

Ele sorriu e disse-me: "Não tem problema, para isso existem os amigos!"
Ao ouvir isto, fiquei muito feliz, por saber que podia contar com um amigo assim.

Eu acompanhei-o até à porta da minha casa e quando ele se dirigia para o carro eu gritei-lhe: "Eih... amigo, porque me telefonastes tão tarde? O que querias?"

Ele voltou-se e disse-me em voz baixa: - "É que eu queria desabafar um pouco... dar-te uma notícia...”

E eu perguntei: "O que aconteceu?"

Ele disse-me: - "Fui ao médico e ele disse-me que tenho uma doença incurável, não me resta nenhuma esperança, só posso esperar..."
Naquele momento fiquei mudo.

Ele sorriu e disse-me: - "Tem um bom dia amigo!"

Entrou no carro e partiu...
Precisei de algum bom tempo para assimilar a situação e, até hoje, pergunto-me:

"Porque é que quando ele me perguntou como eu estava, eu esqueci-me dele e só falei de mim? Como é que ele teve forças para sorrir, para me escutar e aconselhar-me tudo aquilo que me disse?"
Desde esse dia a minha vida mudou... deixei de ser tão crítico com os meus problemas e de me preocupar apenas comigo. Agora, aproveito o meu tempo para estar mais perto das pessoas que amo, perguntar como elas estão e interessar-me mais por elas, sem esperar nada em troca. Tento sentir mais profundamente aqueles que estão à minha volta e aqueles que passam pela minha vida... "Não existe amor maior do que dar a vida a favor dos amigos!"
Fazer um amigo... é um dom!
Ter um amigo... é uma graça!
Conservar um amigo... é uma virtude!
Agora, tu seres um amigo... é uma HONRA!

Autor Desconhecido / adaptado por Zuzu

Sem comentários: