terça-feira, 20 de maio de 2014

MOTIVAR OS ALUNOS...

Esta foto veio ter à minha página do Facebook. Tinha que a colocar aqui no meu blog. 
Fui professora de Português/Francês durante muitos anos. Nos meus primeiros anos de docência ia de tal modo entusiasmada em partilhar  os meus conhecimentos que nem me apercebia de como alguns (poucos) os miúdos eram desmotivados e desinteressados. Sempre tive alunos difíceis, pois dei aulas em escolas de Lisboa e da região de Lisboa muito complicadas, mas no conjunto da turma (25 e mais) eram uma minoria, por isso não me incomodavam, nem me desmotivavam.
O meu entusiasmo e interesse em dar aulas foi sempre o mesmo. Contudo, com o passar dos anos, os alunos desmotivados, indisciplinados e com maus resultados começaram a aumentar na turma, e já não eram assim tão poucos!
Primeiro, apareceram as televisões e consolas no quarto dos meninos, e muitos dos alunos jogavam noites inteiras, sem que os pais se apercebessem; iam para as aulas cheios de sono e era um castigo para os motivar.
 Depois, apareceram os computadores, e os meninos começaram a "brincar" no computador e a ver filmes durante toda a noite; apareciam-me na aula ensonados, sem mostrarem qualquer interesse na matéria, sem vontade de abrir a mochila ou  sequer olhar para o quadro.
Motivar estes adolescentes para a aprendizagem do português era um dos meus principais objectivos. Sinto que o consegui, mas como eu gostaria de ter tido mais alunos interessados, motivados e trabalhadores!
Os alunos,  muitos deles  vinham de classes média baixa e de classes pobres e desfavorecidas tinham na escola todos os materiais e  livros necessários para complementar os seus estudos; mas muito poucos aproveitavam esses materiais!!
Os computadores na escola tornaram-se ( ou deveriam ter-se tornado!) numa ferramenta de auxilio ao estudo, mas a grande maioria ia para a sala multimédia jogar e imprimir  fotos  que não tinham nada a ver com o estudo. Muito poucos aproveitavam para estudar. Começaram-me a aparecer trabalhos tirados da Internet, de copiar / colar, sem qualidade nenhuma, sem terem sido lidos pelo aluno que os realizou ( quem os lia do princípio ao fim era eu!!!) , e o objectivo de realizar um trabalho de fundo, sobre a matéria dada,  ia por água abaixo!!
Enfim, este era o panorama de uma parte dos  alunos que ao longo deste quarto de século me passaram pelas mãos. 
Muitas vezes usei este provérbio: " Dá Deus nozes a quem não tem dentes!!"

Sem comentários: