domingo, 13 de outubro de 2013

OS ACAMPAMENTOS DO MOUCHÃO pela Guida

Teria eu 4, 5, 6 anos quando o meu tio Vitalino organizava uns belos acampamentos no Mouchão, uma herdade perto de Casa Branca, terra de Falcatos. Era muita gente, muitas panelas enormes, umas lonas debaixo das quais se comia e dormia, muita alegria e boa disposição. Aquilo durava vários dias, pelo menos é o que me diz a memória.


Partíamos de casa da minha tia Amélia, em carroças??? ( oh Guida!! íamos na carroçaria da camioneta ou no atrelado do trator!! o meu pai nunca teve mulas para termos carroças!!!) carregadas de tralha e de gente sentada em bancos de buínho. Chegados lá, armava-se a esturgia: começava-se a fazer comida pr'aquela gente toda.
Havia uma ribeira onde alguns tomavam banho, dava-se grandes passeios pelos campos à volta, cantava-se, enfim, era uma festança.
Eu tinha umas tão grandes saudades deste tempo e apetecia-me tanto refazê-lo que combinei com o meu tio Zé Varela (também ele um saudosista destas coisas), escrevemos umas cartas acompanhadas de imagens da época assim à laia de convites e fizemos aquilo que até agora foi a última edição deste acampamento. E resultou! Que o diga quem lá foi. E as fotos atestam isso!!
Agora, com todo este entusiasmo que o blog nos tem dado, bem podíamos aproveitar e, lá pr'a Páscoa ou quando o tempo estiver melhor, fazer uma outra reedição. Quem alinha?Aceitam-se inscrições para a organização.
É que vale mesmo a pena!

Sem comentários: