quinta-feira, 23 de maio de 2013

O PRIMO ZÉ VELEZ

SSSHHHH!!!    (texto de Jacinto Falcato Varela)
Uma vez, fui com o João Falcato ao café onde o primo Zé Velez trabalhava, desde que tinha saído da prisão. Entrámos pelo café, até à sala dos bilhares, onde ele estava e onde trocamos fortes abraços. Não nos víamos havia muitos anos, daí o entusiasmo daquele encontro, reforçado pelo desejo de saber pormenores da sua passagem pelas cadeias da PIDE e pela necessidade de lhe demonstrarmos as nossas admiração e solidariedade.
Depois dos abraços, conversamos um pouco:
-Então, aqueles sacanas... iam acabando consigo?! - abrimos assim a conversa.
-Ssshhhh!!! - com o dedo discretamente no nariz e os olhos a sair das órbitas de tanto rodar à volta da sala, o primo Zé Velez, parecia não querer falar do assunto.
-Então, anda melhor? - perguntamos - Aquilo não são coisas que se façam a uma pessoa!! - dissemos indignados.
-SSSHHHH!!! - voltava o primo Zé Velez, em voz muito baixo, mas com tanta veemência que percebemos claramente o que ele queria: calámo-nos! - Aqueles dois ali são da PIDE! - disse-nos ao ouvido.
Ainda estávamos no tempo do Salazar (penso que o primo Zé Velez terá morrido ainda nesse tempo): antes de se falar - mesmo de assuntos de menor importância - era preciso ver quem estava por perto.
Mas aquele nosso primo tinha ainda mais razões para ter cuidado e não falar: tinha saído há pouco tempo da prisão, tinha sido muito maltratado e ficou definitivamente traumatizado. Sabe-se que algumas das torturas que lhe fizeram constavam de espetar coisas nos sabugos das unhas (por debaixo das unhas)!
Para os Falcatos mais novos - este homem foi preso apenas porque pensava de forma diferente do governo de então (chefiado pelo Salazar), o qual, a quem ousasse expressar as suas ideias mandava prender, torturar e mesmo matar, sem o mínimo pudor ou complacência.

Sem comentários: