quinta-feira, 23 de maio de 2013

FALCATO ALVES

Sábado, 3 de Novembro de 2007


Falcatos alves

O meu nome é Rui Manuel Simões alves
E acho eu que todos os meus primos do lado do meu pai são Falcato Alves.
Acho que o meu pai não me meteu nem a mim nem ao meu irmão o nome Falcato pra encurtar o nome ( Se eu tivesse os nomes todos seria Rui Manuel de Almeida Simões Falcato Alves )ou por haver os Falcatos de Borba que apesar de terem o mesmo nome não têm nada e ver com esta familia nem de feotio nem politicamente e muito menos no que toca á parte monetária.
Dantes nos meus tempos de jovem tinha grande desgosto de não der Falcato, e ainda hoje a minha filha diz que o unico Falcato que conheceu bem foi o meu pai.
Mas no fundo no fundo... eu sou Falcato.
A prova disso é que tremo.
E só ( na minha opinião ) os melhores Falcatos é que tremem.
É um prova de garantia, Falcato que trema so pode ser de raça apurada, e tenho a certeza que os outro vibratórios Falcatos estão de acordo comigo.
Há pouco tempo encontrei um amigo que me falou de uns comprimidos pra fazer parar de tremer, que ele tb tremia e antes só havia uns comprimidos que tinham o efeito por um par de horas .. mas que agora havia estes que se tomava um por dia e era garantido por 24 horas.
Eu disse que não queria, acho que depois de tremer quase toda a vida se ficasse agora fixo era estranho, as pessoas iam estranhar, já pra não falar da minha mulher.
Disse-lhe que não queria, que era a minha imagem de marca, etc...
Mas fica aqui a informação pra qualquer Falcato que prefire deixar a vibração e entrar no mundo dos fixos ( nada a ver com Moratos )já sabe agora que pode parar de fazer corrente de ar, e tb já pode beber sem ser mais o que entorna.
AUTOR: RUI ALVES IN BLOG DOS FALCATOS

Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007


ORIGEM FALCATANA

Sempre ouvi falar à mesa, sim, lá em casa falava-se à mesa, era até o momento em que todos punham a escrita em dia, da origem da nossa família. Arrumados os Alves, restam-nos os Falcatos.
Diziam os dotôres da família, (Aníbal e Armando, quem mais havia de ser?), que eram de origem italiana, baseados não sei em quê...
Seriam bandidos, salteadores estrada, tipo Zé do Telhado ou pior. Tanta vez os ouvi repetir isto que acabei por aceitar como verdadeiro e imaginava sempre o(s) meu(s) ascendente(s) cavalgando um indomável corcel, desde Itália, grande bigodão, mascarilha e pistola em punho... Muitos filmes do Errol Flinn...
Tive um professor que eu não topava, no que ele correspondia. Quando resolvia ser desagradável comigo , dizia: Falcatos, de pé descalço! Na minha terra,(era do norte), falcatos são malteses, sem eira nem beira, ciganos...
E lá diz o poeta: falcatos vindos de longe...

Nota de rodapé:
Falcato - curvo a modo de foice, de gancho, de garra. In Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, 1º vol., pág 1225 - Aulete, Caldas

Agora é que vou ver barrada a minha entrada no blogue...
Mesmo assim, lá vão bjinhos da tilena

Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007


Nuestros abuelitos de Almendralejo

Dois primos, nascidos e a viver em Almendralejo, decidiram fugir para Portugal segundo julgo saber para escapar de alguma guerra. Escolheram a Casa Branca para morar e constituir família.
Um deles veio a ser bisavô de José Alves, meu pai e o outro, avô da Domingas, minha mãe. Deste último ouvi algumas histórias e ainda recordo esta.
Contava ele e não sei se a história era verídica ou se seria bem assim, que o pai o ia acordar de manhã dizendo: levanta-te ninho si quieres ser bueno e depois continuava: um dia um homem ia para o trabalho muito cedo e encontrou uma nota caída na estrada. Estás a ver? Uma pequena fortuna e tudo porque se levantou cedo, madrugou!
Ora, mas lo madrugou qui lo perdio! replicou ele...
O meu pai e talvez o Aníbal, ainda se deslocaram a Almendralejo que é uma pequena vila, ou será cidade?, perto da fronteira, pensando encontrar alguém que soubesse dizer alguma coisa da família Alves ou, mais provavelmente, Alvarez. Ou eles não foram muito insistentes ou o rasto se tinha perdido, o certo é que vieram como foram e nunca mais se falou nisso.
Quem se aventura a meter o nariz nos registos empoeirados que ainda estarão algures lá para as bandas de Sousel? Zuzu, põe-te boa depressa porque me pareces a mais fadada para esta pesquisa. Compro-te uma dúzia de máscaras para prevenir as alergias...
E por aqui me fico por hoje que já passa da meia noite e o dia foi mui looongo...
Bjocas tilena

E a propósito da casa Branca.....
Ia-se lá na altura das festas
e ia-se ao baile,
e dizia o senhor ao microfone alto e em bom som ( não fosse alguém menos atento não ouvir) :
Senhoras e senhores o baile vai começar. Avisam-se todos que estão proibidas todas as mijanceiras e caganceiras à porta desta função, quem não assim proceder será chamado à direcção, mais se avisam que não podem prantar os pés a riba das mesas por môde de não aquebrantar os basareus de vidro. Comece o baile.
E o baile começava e nós lá bailávamos. Depois, já tardinho, lá íamos para casa da avó Barbara entre risos em surdina e pchius e argolas de massa finta (que nunca mais comi como aquelas) lá nos deitávamos para descansar os pés….

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2007


Que romântica!

A propósito de qualidade do fotógrafo (e do modelo) aqui está a Marilena numa bela pose captada pela objectiva do Jacinto.
Qual é o jardim?

O belo do Casório



Epá, à conta disto acho que vou ter a Guida e o Mansinho à perna porque tenho a sensação que nunca lhes cheguei a enviar as fotos do casório(mas a falta de memória também é dos Falcatos, né? Pelo menos neste ponto saio ao pai!!!Mesmo!!!)

O avô Zé Alves

Lembram-se do avô, passeando pela garagem, e dos nossos assaltos: " avô, avô, dê-me 5 tostões?"
Então ele puxava da sua carteirinha de prata e, com aqueles longos dedos que alguns sortudos herdaram, tirava moedas que nos dava. E com as moedas vinham sempre alguns rebuçados Dr. Bayard que, invariavelmente, trazia consigo.
Também nos oferecia peles de cabra e de borrego para nos convencer a passar alguns dias lá em casa. Como se fosse preciso!!
E os pequenos almoços que a avó nos levava ao quarto do tio Armando, no frio do Inverno, às 7 da manhã. Era sempre leite com café numa caneca e torradas que, com o longo percurso até lá acima, chegavam geladinhas e o leite com uma nata enorme!

mais uma do casamento


Aqui pela cara ve-se bem que estão com os sogros

casa decor


Foto tirada por Jcinto Varela talvez para uma revista de decoração da época

e esta em?


Tenho aqui uma cartola de onde saem muitas coisas

comer



O melhor desporto

grupo escurcionista



onde esconderam o garrafão?

grupo infantil



Conhecem alguem?... Eu conheço.

Bem...vou dar o exemplo!

Esta é a minha mana Beatriz :D!!! A outra filhota do Jorge.
Quem quiser espreitar mais fotos pode espreitar o Hi5 desta bela adolescente :).

"Blasilheilha"

Ora aqui vai uma histórinha...
Nunca tive a oportunidade de "picar o ponto" nestas festanças bem regadas dos Falcatos, e nunca assisti a uma bela bebedeira do meu pai(...pelo menos que me lembre...). A coisa mais parecida foi uma vez que lhe telefonei uma noite, estava ele numa jantarada com o Rui e a Joana, e sabe-se lá mais quem, e tudo corria bem...conversa muito fluente...raciocínio lógico...até tentar dizer "brasi..."..."blhasileir..."..."blasilheilha".
Eu só me ria!!!!
Alguém me conta o que se passava do outro lado do telefone?

Terça-feira, 30 de Outubro de 2007


Flautista já temos!

Será que esta menina ainda sabe tocar flauta? Podíamos pôr isso à prova! Até porque outros Falcatos, Alves, Varelas, Simões sabem tocar outros instrumentos e assim já se poderia pensar num "ensemble" para animar um mais-que-provável -encontro-da-família. E a casa onde a menina está a actuar foi desenhada por quem?

Pintores, desenhadores, fotógrafos, gráficos...

Mais um exemplo da expressão artística da família.
Quem é o autor?

O mais recente aluno de Arquitectura da família!

Sem comentários: