sexta-feira, 24 de maio de 2013

O MEU PADRINHO JOÃO FALCATO

(texto escrito pelo tio jacinto Varela)

O meu padrinho João Falcato era um homem gordo com uma grande "bigodaça". Tinha dois filhos, a Maria Josefa e o João, também gordo como ele e "amigo dos copos".
Eram agricultores pois tinham uns olivais e, à parte disso, tinha uma oficina de abegão (carpintarias para a agricultura, para os carros de animais, etc..
Como tínhamos ficado sem pai, eu com 7 anos, a Amélia 11 meses mais velha, 2 irmãos mais novos e a Maria José ainda na barriga da mãe, o meu padrinho tratava-me com muita amizade. Lembro-me que, no dia em que fiz 7 ou 8 anos, me chamou para me dar uma moeda de 5$00 como prenda de anos o que, naqueles tempos, era uma "fortuna". Fui para casa todo satisfeito dizer à minha mãe:
-Ó mãe, olhe lá o que o meu padrinho me deu!!
-Ó filho guarda-o para comprares o material para a escola !- o que eu devo ter feito...O meu padrinho morava na rua de Avis, frente ao meu avô João Falcato de quem era primo direito.

Jacinto Varela

Sem comentários: