terça-feira, 20 de outubro de 2009

NUNCA DEVE AQUECER ÁGUA NO MICROONDAS

Mandaram-me este mail hoje. Eu por acaso já sabia que acontecia este fenómeno quando se aquece apenas água no microondas e se lhe junta nescafé. Como está num português do Brasil muito mau, resolvi melhorá-lo, pois é muito importante que se saiba:
NUNCA DEVE AQUECER ÁGUA NO MICROONDAS!!
Há 5 dias, o meu filho de 26 anos, decidiu tomar uma chávena de café instantâneo ( tipo Nescafé) Pôs uma chávena com água para aquecer no microondas (o que já tinha feito antes, em várias ocasiões). Não sei exactamente por quanto tempo o programou, mas disse-me que queria que a água fervesse. Quando o tempo acabou , e o microondas parou, ele tirou a chávena do forno microondas.
Enquanto olhava a chávena deu-se conta que a água não estava a ferver; mal colocou o Nescafé, a água saltou directamente para seu rosto. Ele soltou-a das mãos logo que a água saltou para o seu rosto devido à energia acumulada.
Tem queimaduras de 1º e 2º graus em todo o rosto, e é muito provável que o rosto fique com cicatrizes e muito marcado. Além disso, perdeu parcialmente a visão do olho esquerdo.
Enquanto estávamos no hospital, o médico que o atendeu, comentou que este tipo de acidentes eram muito frequentes e que nunca se deveria pôr apenas água a aquecer no microondas. Se se aquece água desta forma, deve-se sempre pôr algo dentro da água, como um palito de madeira ou uma saqueta de chá, mas se se vai aquecer somente a água é melhor usar o fogão a gás.
Um professor de física respondeu à minha questão com esta resposta:
“Obrigado por me enviar a mensagem advertindo-me acerca da água aquecida no microondas.
Soube de vários casos. Isto é causado por um fenómeno conhecido por “ super-aquecimento” .
Pode acontecer em qualquer momento em que a água está a aquecer... especialmente se o utensílio que se está a usar é novo. O que acontece é que a água aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a formar-se. Se a chávena é nova, não tem nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam escapar e possam começar a borbulhar na água que já está a ferver, de tal maneia que a água vai aquecendo ultrapassando a temperatura para ferver (como quem diz ferve...e ferve... e ferve....). O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e em contacto com o ar, a água salta com muita força devido à energia contida, dentro da chávena.”
NUNCA DEVE AQUECER OU FERVER ÁGUA NO MICROONDAS!!

Sem comentários: