domingo, 16 de setembro de 2007

HOJE OS SINOS DOBRAM...

Hoje os sinos dobram…Hoje os sinos dobram em Casa Branca.
Em Casa Branca, os sinos da Igreja Matriz choram… choram um dos seus filhos que mais a amava.
Como o tio amava a sua Casa Branca!…
A aldeia das casas branquinhas; as pessoas com quem sempre conviveu na infância, na adolescência e em adulto, sempre tiveram um lugar muito especial no seu coração.
A sua paixão pelas coisas da aldeia, o seu apego às tradições, alimentaram a sua inspiração de artista… assim surgiram os contos, surgiram as poesias, surgiram as crónicas e agora mais tarde, os quadros a óleo, onde o branco da cal, os verdes dos campos, os vermelhos das papoilas, os amarelos dos malmequeres aparecem em todo o seu esplendor.
A luta constante pela perfeição, o seu perfeccionismo inato, o desejo permanente de fazer sempre bem e melhor, fizeram que as obras que nos deixa, não fossem em maior número … era um eterno insatisfeito, era um constante desafiador do fazer sempre bem e melhor.
Tudo que o tio escrevia, pintava, para mim estava bom, mesmo perfeito, e eu dizia-lhe: “Tio isso está lindo! esses versos estão belíssimos… esse quadro está muito bonito… as cores estão muito bem conjugadas!…” e o tio sempre exigente consigo, olhava e o seus expressivos olhos azuis mostravam uma certa incredulidade… e dizia-me que tinha que dar um retoque aqui, um retoque ali… como o artista verdadeiro para quem a obra nunca está acabada, pronta… nunca estava tão bem como o tio a idealizava…
Hoje, os sinos choram em Casa Branca… pelo meu tio Zé, aquele meu tio meigo, atencioso, que tinha sempre uma história para contar, que me ofereceu os meus primeiros livros, que me ensinou a ver o mundo com os olhos das pessoas despertas e sensíveis para as cores da natureza, para os cheiros do campo e do mar, para as coisas belas e insignificantes…A si, lhe devo a minha sensibilidade para as artes, para a música, para a pintura, para o teatro, para a leitura, para conversar e trocar ideias com as pessoas …
Hoje os sinos dobram em Casa Branca… porque nos estamos a despedir do Homem, com H grande, do cidadão íntegro, do democrata, do trabalhador, do lutador e do apaixonado por tudo e por todos…

Casa Branca, 27 de Março de 2007

Sem comentários: