quarta-feira, 12 de setembro de 2007

59 ANOS...

No dia 12 de Setembro de 1948, nasceu nesta Aldeia Branca, uma menina.
Era a primeira filha do jovem casal, que havia um ano, no dia 13 de Outubro de 1947 , tinham casado na Igreja Matriz da Aldeia Branca.
A minha mãe, com 21 anos, muito jovem, sentiu o medo e a responsabilidade de dar à luz, com a ajuda da minha tia-avó Josefa, que era uma mulher muito corajosa e curiosa, e por isso ajudava as mulheres da família a darem à luz...
A minha mãe não conhecia as dores do parto. As dores para parir eram imensas e as horas iam passando e a bébé não queria nascer... as indicações que a minha tia-avó Josefa lhe dava não eram suficientes para a acalmar... então depois de muitas horas de sofrimento, no quarto pequeno e abafado da casa do jovem casal, decidiram-se a chamar o médico.
O médico veio de pronto e com a sua ajuda e apoio, pelas 13 horas da tarde, nasceu uma menina, que pesava cerca de 3,200Kg, era perfeita e chorava bastante...
O meu jovem pai estava radiante...
A minha mãe ficou exausta... queria descansar, apenas... não conseguia pensar em comer!... e toda a gente queria à força que ela comesse, que ela se alimentasse com as fatias paridas acabadinhas de fazer e com a canja de galinha que tinha sido cozinhada havia poucos minutos... ela tinha que se alimentar, pois tinha que ter leite para amamentar a menina... - diziam-lhe!
Lentamente, foi recuperando o apetite... e ficou de resguardo, fechada no pequeno quarto durante 30 dias... mal a deixavam levantar da cama... não queriam que ela fizesse nada... a minha tia-avó Josefa vinha todos os dias ver-nos.
Quando me caiu o cordão umbilical começou a vir dar-me o banho.
A minha mãe apenas assistia... era assim que as parturiente eram tratadas... com muito resguardo, como boa alimentação e com muito carinho e amor de toda a família...
Os familiares, os amigos e conhecidos vinham ver a menina que tinha nascido... achavam-na bonitinha, com uns olhos pretos muito grandes... dormia... chorava pouco... e crescia...
e fui crescendo... crescendo...vivendo... amando...sofrendo... e hoje fiz 59 anos!!!!!!!!!!
Luzazul

HOJE FAÇO ANOS ...

Recebi este e-mail da minha filha Rita, a dar-me os parabéns.

Parabéns! Parabéns à melhor mãe do planeta!

Tenho a certeza que este ano vai ser um ano determinante na tua vida eque tudo vai correr muito, muito bem.

Quanto à crónica da Zu, tal como te disse ontem, acho que está perfeita. Até podias colocá-la no teu blog, não achas? até chorei a ler o texto: não sabia que achavas que eu era corajosa...mas vendo bem as coisas, até acho que sou!

Muitos e muitos beijos.

Amo-te mãe.
da Rita

terça-feira, 11 de setembro de 2007

COMO ME VÊEM AS AMIGAS

Olá GRANDE MULHER e LINDA Zu,
Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer-te as palavras calorosas e o facto de teres incluído no teu artigo o meu nome, mas preferia que não o mencionasses nem falasses de mim. Acredita que me senti tocada e verdadeiramente emocionada, no entanto não me sinto essa mulher de coragem com a qual me defines. Diariamente, tento conviver com a minha doença reumática da melhor maneira possível, eu sei que a tenho, mas não penso muito nisso.
Estou neste momento a explorar as minhas capacidades, a conhecer-me melhor, saber quais são os meus limites. Muitas vezes, excedo-os, pois quero muito conseguir como as outras pessoas. Muitas vezes, coloco a fasquia muito alta e depois logo vem a desilusão.
Sou uma pessoa que tem desistido com muita facilidade de si e durante o seu percurso da doença o que não é benéfico e tem trazido consequências nefastas. Sou muito insegura, com muito pouca auto-estima, o que dificulta este processo. Tenho aprendido muito e tenho evoluído desde que estou convosco, convivendo com as outras pessoas que têm a mesma e outras doenças reumáticas. Neste momento, encontro-me num processo de aprendizagem e estou a dar um passo de cada vez. Por isso quero muito ficar nos bastidores. Eu fico-te grata mais uma vez pelas calorosas palavras e imagina quantas pessoas têm sede de as ouvir. Sinto-me uma privilegiada por te conhecer pessoalmente e de ter a possibilidade de receber de vez em quando, uma mensagem tua.
Tu tens a capacidade através da escrita de injectar coragem, esperança, alegria e coragem tocando emocionalmente as pessoas. Isso tudo é possível não só pela tua vivência e experiência ao longo destes anos, mas pela tua enorme capacidade de amar o próximo, uma alegria contagiante e uma imensa coragem (como outras pessoas que nós conhecemos!).

Adorei o teu texto, no entanto tenta emendar aquilo que te pedi. No mês de Setembro eu estarei de férias. Esta opinião é pessoal não ponhas nada disto no artigo. Fico a aguardar uma resposta tua.
Maria V.

Quem conhece a minha amiga Maria V. sabe que as suas palavras são sentidas e sinceras. Na verdade, ela gosta mais de ficar nos bastidores; contudo, é nos bastidores que ela tem feito um trabalho muito meritório, muito importante para que cada vez mais se sinta uma pessoa corajosa, capaz de enfrentar a doença e "os outros" que por vezes são tão injustos e cruéis

domingo, 9 de setembro de 2007

Entrar na Blogosfera

A partir de hoje, 9 de Setembro de 2007, vão poder encontrar-me na blogosfera.
Não é fácil escrever para "alguém" , um alguém indeterminado que me poderá ler e contactar comigo. Poderemos assim, trocar ideias, falar de assuntos de interesse comum, particularizar determinados temas, etc. etc.
Falar com os amigos, falar com os desconhecido, falar com aqueles que estão interessados nas minhas palavras vai ser o objectivo deste blogg.
Aguardo os vossos comentários.
LuzAzul

Viagem ao Egipto

Início da viagem há tanto tempo sonhada...
Saída de Aldeia Branca, no dia 6 de Agosto 2007, pelas 6 horas da manhã.
O entusiasmo era enorme. Não havia trânsito. Chegámos ao aeroporto de Lisboa muito cedo.
Bebemos um café e decidimo-nos a esperar pelas 10.45h, hora do vôo para o Cairo.
Depois conto mais...

a minha 1ª mensagem


Pela primeira vez vou ter um blog graças ao Zé e à Sofia.